Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta segunda-feira (22) no site da Folha de S. Paulo, 46% dos evangélicos nada ou pouco temem serem infecatados pela Covid-19; entre os católicos, o índice é de 32%.

O levantamento considerou apenas essas duas parcelas da população, que representam 8 em cada 10 brasileiros. De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados se declaram católicos, enquanto 24% se identificaram como evangélicos. As margens de erro são de três pontos para o primeiro grupo e de cinco pontos para o segundo, para baixo ou para cima. O levantamento foi realizado por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, 5% dos evangélicos e 3% dos católicos responderam viver normalmente mesmo depois da pandemia do novo coronavírus. Em ambos os grupos, 9 em cada 10 pessoas disseram que sempre usam máscara. A grande maioria dos entrevistados quer receber a vacina, entre os não imunizados, 6% dos católicos afirmam que não querem ser vacinados; os evangélicos representam mais do que o dobro do índice, 14% disseram que não querem receber as doses. 

Em relação ao isolamento social, 63% dos católicos concordam com a medida e 51% dos evangélicos também são favoráveis. Já em relação ao fechamento de igrejas, 65% dos católicos são favoráveis à medida; entre os evangélicos o índice é de 39%.

Entre os governantes que deveriam ser os principais responsáveis pelo combate à pandemia, o presidente Jair Bolsonaro é o mais citado. 35% dos evangélicos o responsabilizam, contra 44% dos católicos.

Leia também: Brasil somou o dobro de mortes por Covid-19 em relação aos EUA na última semana