Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Segundo um relatório da ONG Girl UP, atualmente, cerca de 30 milhões de mulheres menstruam no Brasil e gastam, ao longo da vida, de três a nove mil reais com absorventes. A pobreza menstrual é um problema que afeta a economia.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional da Saúde Escolar (PENSE) do IBGE de 2015, cerca de 213 mil meninas frequentam escolas que não têm banheiro em condições de uso e 65% delas são garotas negras.

Acre, Maranhão, Pará e Roraima são os estados que menos oferecem escolas com banheiro em condições apropriadas de higiene, faltando pias, sabonetes e papel higiênico. São Paulo e Distrito Federal são os únicos locais em que 100% dos alunos têm banheiros em um estado apropriado. 

Outro dado trazido pelo relatório da Girl UP aponta que 17% das meninas de até 19 anos não têm acesso à rede geral de distribuição de água. A maior parte das mulheres que não têm acesso ao saneamento básico estão em idade escolar, uma vez que a primeira menstruação acontece, em média, aos 13 anos.

Leia também: HC-Campinas confirma hepatite medicamentosa em paciente que usou os medicamentos do "kit-covid"

A ONG Girl UP criou o "Menstruação Sem Tabu", projeto de lei que distribui absorventes íntimos gratuitos para as mulheres. O PL já avançou no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Confira a matéria completa no Jornal da Tarde: