Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Durante sessão no Senado nesta quarta-feira (24), Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, fez um gesto obsceno enquanto Rodrigo Pacheco (DEM/MG), presidente da Casa, discursava. O gesto que une o indicador e o polegar de forma arredondada, e que pode ser lido como "ok", mas também como "vai tomar no c.". Nos Estados Unidos, essa expressão é associada a grupos extremistas.

A manifestação de Martins aconteceu durante sessão que questionava Ernesto Araújo sobre a atuação do Ministério de Relação Exteriores em relação a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Leia também: Especialistas abordam os 25 anos da urna eletrônica no Brasil no Opinião

Pacheco instaurou um procedimento de investigação para a apurar o fato, após a denúncia feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/PE). A partir de agora, a Polícia do Senado chamar Martins para prestar depoimento sobre o assunto.


Gesto ligado a grupos extremistas nos Estados Unidos

Segundo a Liga Antidifamação dos Estados Unidos, organização que monitora crimes de ódio no país, o gesto foi classificado com uma “verdadeira expressão da supremacia branca”.

O gesto que, inicialmente, era usada como “OK”, passou a ser usada como “WP”, uma sigla para White Power. Os três dedos esticados formam o W, enquanto o indicador colado no polegar ser o P.

Resposta de Filipe Martins 

Em suas redes sociais, Martins se manifestou sobre os acontecimentos de hoje. Primeiro, chamou de “palhaços” quem deseja emplacar a tese que ele seja “supremacista branco”, e afirmou que só estava ajeitando a lapela do terno.

Logo em seguida, afirmou que a oposição de decadente e que tentam tumultuar em cima de um “assessor ajeitando o próprio terno”. Além disso, usou imagens de Lula e Felipe Neto fazendo o mesmo gesto.