O psicanalista, escritor e dramaturgo italiano Contardo Luigi Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos de idade.
Membro da Escola Freudiana de Paris, em 1975, Calligaris escreveu diversas obras de relevância ao longo de sua carreira como escritor. Dentre elas, estão: Crônicas do Individualismo Cotidiano (1996); A Adolescência (2001); Cartas a Um Jovem Terapeuta (2004); e O Conto do Amor (2008).
Figura carimbada na tela da TV Cultura, o escritor já participou de entrevistas, debates e documentários nos programas da casa. Relembre alguns deles:
Roda Viva
Em três oportunidades, Contardo Calligaris ocupou o centro do Roda Viva. A primeira foi em 2008, a segunda, em 2010 e a terceira, sete anos depois. Nas edições, o escritor falou sobre sua trajetória e fez análises da sociedade contemporânea.
Café Filosófico
Não são poucas as participações de Contardo Calligaris no Café Filosófico. Sozinho ou ao lado de outros pensadoras, o psicanalista já discutiu questões como depressão, gênero e amor em suas passagens pelo programa.Sozinho ou ao lado de outros pensadoras
Opinião
Em 2019, uma edição especial do Opinião Nacional recebeu o italiano para traçar um perfil psicanalítico do povo brasileiro pelo olhar de Calligaris.
Provocações
O dramaturgo também foi provocado por Antônio Abujamra, no Provocações. Assista um trecho:
REDES SOCIAIS