Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A Organização Mundial da Saúde divulgou, na última quarta-feira (31), uma nota pedindo para que as pessoas parem de usar ivermectina no tratamento contra a Covid-19. O medicamente é alvo de campanhas de desinformação e pode causar efeitos colaterais graves se usado incorretamente.

Leia também: HC-Campinas confirma hepatite medicamentosa em paciente que usou os medicamentos do "kit-covid"

Para chegar à conclusão de que a ivermectina não deve ser usada, a OMS obteve dados de 16 ensaios clínicos sobre o medicamento.

Segundo os especialistas, não há dados que afirmem que o medicamento reduz a mortalidade ou o tempo de internação do coronavírus. Em contrapartida, o uso contínuo do remédio representa grave risco ao fígado.

A nota da OMS destaca que a suspensão do uso deve ocorrer independentemente da gravidade da manifestação da doença. A entidade também ressalta que a droga pode ser usada em ensaios clínicos que buscam definir qual o impacto do remédio nos pacientes de Covid-19.


No Brasil, a ivermectina é divulgada como parte do "Kit Covid", formado por remédios que comprovadamente não combatem ou evitam a doença.

A droga já foi tema de diversas agências de checagem, como a Aos Fatos. Uma das principais técnicas de promoção de notícias falsas sobre o medicamento é a divulgação de estudos clínicos que nunca existiram. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é um dos que promovem o uso do remédio.