Notícias

Congresso apoia participação de empresas privadas na aquisição de vacinas

Para líderes do Congresso, o Brasil já teria contrato para compra de doses suficientes para vacinar toda a população


01/04/2021 15h54

A participação de empresas na aquisição de vacinas contra o coronavírus ganhou apoio do Congresso Nacional. Na visão dos líderes da Câmara e do Senado, o Brasil já teria contrato para compra de doses suficientes para vacinar toda a população e por isso o setor privado poderia participar de forma mais ativa.

"A iniciativa privada talvez, nesse momento, possa ter uma agilidade por outro caminhos que possam trazer outras vacinas para o Brasil", disse Arthur Lira, presidente da Câmara, em entrevista coletiva.

Lei aprovada no início do mês permite que empresas comprem imunizantes desde que sigam algumas regras, como fornecedor lotes ao Sistema Único de Saúde (SUS) até que todos do grupo prioritário sejam vacinados. Contudo, associações e sindicatos querem mudar essa exigência.

Pelo menos nove organizações que acionaram a Justiça tiveram liminares favoráveis. Dentre elas, cinco já foram autorizadas pela Justiça do Distrito Federal a importarem e aplicarem vacinas.

Leia também: Com 66.868 mortes, março registra recordes em 17 estados e é o pior mês da pandemia

Para o sanitarista Silvio Guidi, os movimentos privados não colaboram para a política pública. Já para Claudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão de Saúde, o ato agiliza a vacinação no país.

"Me parece que essa seria a 'pá de cal' nesse país, se nós entrarmos nesse tipo de situação onde quem tem dinheiro compra a vacina, e quem não tiver dinheiro espera", opina Walter Cintra Ferreira, médico sanitarista.

Confira reportagem do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)