A cloroquina, medicamento do chamado 'Kit Covid', provocou nove mortes em 2020, registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
'Kit Covid' é um grupo de medicamentos fornecidos pelo Governo Federal à estados e municípios. Entre eles, estão cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. Estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 30 países já afirmou a ineficácia das drogas contra a Covdi-19. Contudo, os remédios são prescritos por uma parcela de médicos e recomendados pelo presidente Jair Bolsonaro.
"Se eu não tenho comprovação científica, se eu não tenho evidência de que o risco do tratamento é menor do que o risco da doença, eu estou desautorizado a utilizar. Eu posso estar mais piorando o quadro [do paciente] do que ajudando", aponta o clínico geral Claudio Miguel Rufino.
Leia também: São Paulo bate novo recorde e registra 1.389 óbitos por Covid-19 em 24 horas
No ano passado, as reclamações de reações adversas à cloroquina aumentaram mais de 500%, indo de 139, em 2019, para 916, em 2020.
No Rio Grande do Sul, o Ministério Público investiga a morte de mais um paciente por nebulização de hidroxicloroquina. A família de Lourenço Pereira, de 69 anos, afirmou que não autorizou o uso do medicamento por inalação.
Confira a reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS