Notícias

"Estamos colhendo frutos das fases vermelha e emergencial", diz secretário de Saúde de SP

Ocupação de leitos por pacientes por Covid-19 ficou abaixo de 90% no estado pela primeira vez em 21 dias


07/04/2021 20h41

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, apresentou nesta quarta (7) os números da pandemia no estado e afirmou que os efeitos das restrições mais duras do Plano São Paulo começam a surgir. As informações foram apresentadas na coletiva de imprensa do governo paulista desta tarde, no Palácio dos Bandeirantes.

"Apesar de tudo que nós temos visto, já estamos colhendo frutos daquilo que foi feito na fase vermelha e na fase emergencial. Temos hoje, depois de 21 dias em que estávamos com taxas de ocupação superiores a 90%, estamos hoje no estado com 89,8% e a Grande São Paulo, 89%. Lembrando que na semana passada nós ainda tínhamos uma taxa de ocupação extremamente elevada, que beirava 92,5%", disse o secretário.

Leia também: Governo de SP anuncia vacinação de pessoas com 67 anos a partir de 14 de abril

"Estamos com 12.941 [pacientes hospitalizados], tínhamos mais de 13 mil pessoas internadas na semana passada, mostrando claramente a redução do número daqueles que internam", prosseguiu. Além das medidas restritivas, ele citou a ampliação no número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 em São Paulo. 

"Quando nós olhamos o comparativo entre as semanas epidemiológicas, nós estamos agora na 14ª, mas o comparativo entre da 13ª em relação à 12ª, nós tivemos uma redução de 2,4% no número de casos, as internações tiveram uma queda de 5,4%. Quero ressaltar que hoje, entre os quatro dias que nós temos de domingo até a data de hoje, comparativamente com domingo e a última quarta-feira, nós tivemos em queda de internações de quase 21%", continuou o secretário.

São Paulo entrou nas etapas mais restritivas do plano de combate à pandemia no início de março. Atualmente em vigor, a fase emergencial foi prorrogada até o dia 11 de abril, com a possibilidade de ser estendida novamente. Nas fases mais rígidas do Plano São Paulo, funcionam apenas os servições considerados essenciais, como supermercados, padarias e postos de gasolina. O estado todo tem toque de recolher entre as 20h e 5h todos os dias. Também fica proibido o acesso a praias e parques.

Assista ao trecho da coletiva de imprensa do governo de São Paulo: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)