Notícias

Dom Odilo Scherer teme radicalismo no país: “risco de uma virada política para uma ditadura”

Durante participação no Roda Viva, o cardeal-arcebispo falou sobre radicalismo e polarização na sociedade


12/04/2021 23h42

O Roda Viva desta segunda-feira (12) recebe o cardeal-arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer. Com mestrado em Filosofia e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi nomeado Arcebispo de São Paulo, em 20 de março de 2007, pelo papa Bento XVI, que também o nomeou cardeal, em novembro daquele ano.

O jornalista e escritor Graciliano Rocha perguntou ao cardeal sobre as consequências do radicalismo na sociedade neste momento. Scherer acredita que é um risco esse tipo de pensamento e isso pode desencadear numa ditadura.

Leia também: "Não se espera isso de uma autoridade", diz Dom Odilo Scherer sobre frases de Bolsonaro

“Enxergo o risco de uma virada política para uma ditadura, ou então uma tendência a um certo fascismo que se vai afirmando sempre mais. Esses são os riscos concretos que eu vejo” afirmou o entrevistado.

Ainda afirmou que as declarações do presidente e seus aliados ajudam a afirmar tendências de polarização e de fanatismo. Segundo ele, o discurso piora quando se mistura com religião: “instrumentalização da religião em função de afirmação de partido e de ideologia”.

Assista ao trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Graciliano Rocha, jornalista e escritor; Patricia Zorzan, jornalista; Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Diego Amorim, repórter do O Antagonista; Luiz Felipe Pondé, professor da PUC-SP, colunista da Folha de S. Paulo e apresentador do programa Linhas Cruzadas, da TV Cultura.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)