Notícias

TCU absolve Dilma em processo que investiga a compra de Pasadena pela Petrobras

Plenário considerou que o ex-presidente da Petrobras e outros seis executivos são os responsáveis pela compra superfaturada da refinaria


15/04/2021 14h33

O Tribunal de Contas da União (TCU) absolveu na última quarta-feira (14) a ex-presidente Dilma Rousseff em um processo que investiga a compra da refinaria de Pasadena, no estado do Texas (EUA), pela Petrobras em 2006.

Dilma era ministra do governo do ex-presidente Lula e fazia parte do Conselho de Administração da Petrobras, quando a empresa decidiu comprar parte da refinaria americana. Na ocasião, ela foi a favor da aquisição. Depois, surgiu a informação de que a antiga dona do complexo havia pago metade do valor da compra um ano antes. Por conta do voto favorável, a ex-presidente era acusada de ter agido com pretensões duvidosas. 

O plenário do TCU considerou que o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e outros seis executivos são os responsáveis pela compra superfaturada do parque industrial. Eles serão obrigados a pagar R$ 500 milhões à empresa. A decisão repete outra determinação do Tribunal, que em 2014 também inocentou Dilma. 

A ação julgada neste momento avalia o papel dos membros do Conselho na compra de Pasadena. De acordo com os ministros do TCU, o grupo não tinha informações suficientes à época e a partir dos dados apresentados a aquisição do complexo parecia regular.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)