Notícias

"Cada um veste uma camisa", Ailton Krenak compara líderes do país a ideia de times de futebol

Líder indígena critica a falta de pluralidade nos líderes representantes do povo brasileiro


19/04/2021 22h24

Aílton Krenak foi convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (19), quando é celebrado o dia do índio. Ao responder o artista visual Denilson Baniwa sobre a ideia de administração da vida pública de um país, o líder indígena disse que "o presente é ancestral".

"Cada um veste uma camisa. Os atuais vestem descaradamente a bandeira do Brasil e nesse caso nem os povos indígenas nem outras minorias sequer figuram junto com os emblemas deles", disse. 

Krenak ainda afirmou que os líderes atuais possuem uma monocultura, que para eles, "esse país não é constituído de pluralidades, é constituído de intenções".

Para o líder indígena, o "homem eleito para representar o interesse do povo brasileiro" não deveria vestir "camisa nenhuma", por isso a luta pela ideia do presente ser ancestral, "precisa voltar a ser constituída". 

Confira trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura; Renata Machado Tupinambá, jornalista, roteirista, poeta, curadora, produtora e co-fundadora da rádio indígena Yandê; Denilson Baniwa, artista visual, comunicador e articulador indígena; Sidarta Ribeiro, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor.

 Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, naTV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)