Notícias

Livro reúne pesquisadores brasileiros para combater negacionismo na pandemia

O “Super-Heróis da Ciência: 52 cientistas e suas pesquisas transformadoras” apresenta a trajetória de diversos cientistas brasileiros e a importância desse campo


21/04/2021 15h25

Em meio ao combate à pandemia da Covid-19, o negacionismo e os ataques contra a ciência dificultam o avanço científico no Brasil. Mesmo com a falta de investimentos e incentivo, a resistência persiste em pesquisas, artigos e divulgações científicas.

O Jornal da Tarde desta quarta-feira (21) recebeu Laura Marise, uma das autoras do livro ‘Super-Heróis da Ciência: 52 cientistas e suas pesquisas transformadoras’, que apresenta a história da ciência no Brasil e suas descobertas.

Além de pesquisadora e divulgadora científica, é doutora em Bioquímica e co-fundadora do canal no Youtube ‘Nunca vi 1 cientista’. “A gente pensou nesse livro como uma apresentação do que é a ciência brasileira, por quem ela já foi e ainda vai ser feita”, explica. 

Leia também: Ministério da Saúde estuda a possibilidade de utilizar o coquetel contra a Covid-19

Para ela, a divulgação científica aproxima as pessoas da ciência. Laura ainda reforça que esse processo é essencial para entender o potencial da ciência e, consequentemente, eleger pessoas que a valorizem como investimento no progresso de uma nação, assim como a educação.

“A dificuldade vem de uma desvalorização sistêmica da ciência dentro do próprio governo no poder, além do negacionismo e das outras fontes de informações desconcertantes, como o WhatsApp”, destaca a pesquisadora.

Assista a entrevista completa do Jornal da Tarde desta quarta-feira (21):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)