Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A juventude de hoje é pauta no programa Linhas Cruzadas desta quinta (22). Um dos assuntos abordados pelo filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama no debate foi a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 18 anos. 

"A Greta é uma menina que, por alguma razão dentro da história de vida dela - que não me interessa, não quero entrar em questões da história de vida dela -, ela acabou se transformando e achou uma narrativa psicológica para ela: que ela está irada com as gerações anteriores e que a geração dela vai fazer uma revolução, o que é uma grande bobagem. Floco de neve não faz revolução, derrete", afirmou Pondé. 

Citando o livro The Coddling of the American Mind, dos autores Greg Lukianoff e Jonathan Haidt, ele prosseguiu: "Ela é uma menina que, no fundo, é mimada e 'ninada' (tradução adotada no programa para o termo inglês coddle). Levam ela muito a sério. Eu até entendo que uma menina escandinava, com uma condição de vida tão boa em termos de classe média, possa se transformar em alguém que acha que aos 16 anos ela iria fazer uma revolução no mundo. O que eu acho ridículo, na verdade, em relação à Greta, são os adultos que a consideram um guru. Isso eu acho muito ridículo". 

"O discurso dela, a ideia de que uma menina de 16 ou 17 anos possa se dedicar a isso, isso é luxo de escandinavo. A maior parte das meninas com 16 e 17 anos no mundo estão tentando não ficar grávidas", completou.

Confira o trecho:

Assista ao programa na íntegra: 


Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.