O Ministério da Saúde anunciou que irá vacinar toda a população de Botucatu, interior de São Paulo, contra a Covid-19. A iniciativa faz parte de uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante Oxford/AstraZeneca, distribuído no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contra novas cepas do coronavírus.
O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e as doses da vacina serão doadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. A duração da pesquisa é estimada em oito meses e incluirá a aplicação das duas doses, além do acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.
De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.
Leia também: DF: Com novas remessas, governo espera vacinar idosos de 60 e 61 anos contra a Covid-19
A pasta também informa que, o município tem cerca de 150 mil habitantes - 106 mil são maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Com isso, será possível saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade.
REDES SOCIAIS