Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/Flickr Palácio do Planalto

O ministro da Economia Paulo Guedes disse que o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) deu bolsa para "todo mundo" e afirmou que o programa federal para estudantes de baixa renda é "um desastre".

Sem saber que estava sendo gravado, Guedes fez declarações sobre o Fies em uma reunião do Conselho de Saúde Complementar, na última terça-feira (27), a qual o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso à gravação. Ele contou que o filho do seu porteiro zerou em todas as provas e ainda foi beneficiado pelo programa.

"Teve uma bolsa do governo, o Fies, uma bolsa pra todo mundo. [...] O porteiro do meu prédio virou pra mim e falou: 'Eu tô muito preocupado'. Eu disse: 'O que houve?', e ele disse: 'Meu filho passou na universidade'. Eu: 'Ué, mas vc não tá feliz por quê? Ele: '[Meu filho] tirou 0 na prova. Tirou 0 em todas as provas. Recebi um negócio financiado escrito 'parabéns, seu filho tirou...' Aí tinha um espaço pra preencher... e lá 0. Seu filho tirou 0 e acaba de se ingressar na nossa escola. Estamos muito felizes", contou Guedes.

O ministro também disse que o Fies foi um “desastre” que enriqueceu meia dúzia de empresários.

Sobre o Fies

É um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Ao contrário do Prouni, não concede bolsas. Oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos e com juros variáveis para alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Para conseguir o financiamento, é necessário ter participado de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

Leia também: Ministério Público do Rio estuda intervenção do Estado em Duque de Caxias