Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Saúde começa a distribuição das vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Neste primeiro momento, serão enviadas aos estados e ao Distrito Federal 499,5 mil unidades do imunizante para aplicação da 1º dose. Para esta vacina, o intervalo entre as duas doses é de 12 semanas (3 meses).
De acordo com a pasta, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros.
No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses da Pfizer estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.
Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, "de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra".
O primeiro lote com um milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprado pelo Brasil chegou ao país na quinta-feira (29), mas segundo a pasta, após pedido de estados e municípios que solicitaram mais tempo para organizar o armazenamento do imunizante, a distribuição foi adiada para esta segunda.
Leia também: Prefeitura de Salvador anuncia reabertura de praias a partir desta segunda-feira (3)
REDES SOCIAIS