Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (5), apoio a suspensão da proteção de patentes para vacinas contra a Covid-19. Ele acredita que essa é uma maneira de acelerar a produção e distribuição dos imunizantes pelo mundo.

Em um comunicado, Katherine Vai, representante comercial dos EUA, disse que os direitos de propriedade intelectual são muito importantes para as empresas, mas “apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a Covid-19”.

"Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias”, disse Tai em comunicado.

Ainda segundo o comunicado, o país vai participar de negociações com a Organização Mundial do Comércio afim de garantir o maior número de vacinas seguras e eficientes para mais pessoas no menor período de tempo possível.

Leia também: O plano que permite volta de turistas à Europa — e por que brasileiros devem ficar de fora

O anúncio do governo norte americano acontece após o país garantir doses de vacinas para toda a população.

Mudança de Postura

Os EUA mudou sua posição em relação a quebra de patente de vacina. Enquanto no período do governo de Donald Trump, o país se posicionou junto com Reino Unido, Suíça e países da União Europeia. Já com Joe Biden, a opinião é outra sobre esse assunto e se une a países em desenvolvimento, como África do Sul e índia.

O argumento dos países desenvolvidos é que essas patentes são necessárias para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos.

Sem a quebra de patente, como o atual cenário, as vacinas ficam concentradas nos países mais ricos. Dados de fevereiro mostram que 75% dos imunizantes aplicados no mundo foram administradas em apenas 10 nações.

Para especialistas, para a pandemia acabar, é necessário uma resposta global e vacinar a população mundial. A circulação do vírus irá continuar se apenas algumas nações estiverem imunizadas.

O que é patente?

Patentes são proteções a propriedade intelectual de um produto para que não possa ser copiado. Na indústria farmacêutica, quando um medicamento é descoberto e desenvolvido, a empresa patenteia sua descoberta para que ninguém mais possa fabricá-la sem sua autorização.

Isso permite controlar o preço e a produção. Em alguns casos, pode levar, em alguns casos, a preços altos e medicamentos inacessíveis aos mais pobres.