Economia sustentável é tema no Opinião desta quinta-feira (6). O advogado Sergio Leitão, fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas, respondeu se é possível reverter a perda de credibilidade internacional do Brasil quando o assunto são questões ambientais.
"Nós não vamos restaurar nossa credibilidade perante o mundo se [continuar] esse tipo de situação protagonizada pelo Governo, o Governo fazendo suas instâncias policiais perderem a eficácia para proteger interesses dos desmatadores [...] A lei existe. Desmatar é crime, tem punição, multa. Só que a questão da multa foi desmontada na Amazônia, não se pode mais multar. Os próprios servidores do Ibama reclamam disso", comentou.
Leia também: Covid-19: Brasil completa 50 dias com média móvel de mortes acima de 2 mil
Leitão ainda apontou o caso de Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal em Manaus retirado do cargo após pedir investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No pedido, Saraiva indica que o ministro tentou obstruir uma investigação contra madeireiros no Pará.
"Esse tipo de situação deixa nossa credibilidade no chão. A grande questão é que o mundo está cansando do Brasil. Setores do agronegócio no Brasil tem uma atitude arrogante de acharmos que, por sermos grandes produtores, o mundo nunca irá se fartar de comprar os nossos produtos", opinou o advogado.
Também participa da edição Gesner Oliveira, autor do livro recém lançado "Nem Negacionismo Nem Apocalipse – Economia do Meio Ambiente: Uma Perspectiva Brasileira". Com apresentação de Andresa Boni, o programa inédito vai ao ar às 20h30, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora.
REDES SOCIAIS