Notícias

'O Estado a que Chegamos': Livro debate gestão pública e modelo de organização no Brasil

Escrito por João Santana, “O Estado a que Chegamos” lança debate sobre gestão pública e a importância do envolvimento da sociedade na busca de soluções


11/05/2021 14h39

O livro “O Estado a que Chegamos: A Falência de um Modelo de Organização que impede o Desenvolvimento Nacional”, escrito por João Santana, debate a gestão pública no Brasil. Com participação do autor e do empresário Samuel Seibel, uma live de lançamento da obra acontece na próxima quinta-feira (13), às 19h, no perfil da Livraria da Vila

João Santana, advogado, ex-ministro do governo Fernando Collor e consultor, traz no livro detalhes de sua passagem pelo serviço público. Explica também como o modelo de organização do Estado impede o desenvolvimento do país.

“O modelo está falido porque ele cumpriu seus objetivos”, diz o advogado. “Quando o regime militar montou um Estado, foi para desenvolver um projeto priorizando importações e modernização do país, e isso foi cumprido”, completa.

Leia também: UFRJ fechará as portas por falta de verbas, anuncia reitoria

Para Santana, atualmente, o Estado brasileiro tem outros desafios para modernização, o que exige os instrumentos corretos, sendo um deles o envolvimento da sociedade neste debate: “A grande maioria da população está pensando no emprego, no salário e em questões mais objetivas, sem perceber que o Estado tem que mudar para ajudar nessa solução”.

O advogado ainda afirma que o Brasil está ficando cada vez mais para trás com relação ao mundo moderno e outras nações desenvolvidas.

Veja a reportagem completa do Jornal da Cultura do último sábado (8):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)