Notícias

Obesidade é fator de risco para agravamento da Covid-19, diz estudo

Condição física pode atrapalhar proteção imunológica fornecida pelas vacinas; Jovens são os mais afetados


11/05/2021 18h18

Além da desigualdade social, o novo coronavírus escancarou outro grave problema do Brasil, a epidemia de obesidade. Segundo estudos recentes, o excesso de peso é fator de risco para o agravamento da Covid-19ineficácia de vacinas

De acordo com dados publicados na revista científica Lancet, jovens entre 20 e 39 anos, obesos ou com sobrepeso, tem mais risco de ter agravamento do quadro da Covid-19 do que idosos.

"o obeso produz menos anticorpos, células de defesa e menos substâncias anti-inflamatórias que a população em geral. Então qual será o impacto da vacina na produção de anticorpos nessas pessoas? Não sabemos ainda, mas estamos preocupados de que esta relação deve existir”, diz o infectologista Marcos Cyrillo.

Leia Também: Covid-19: Crianças têm baixa taxa de transmissão para adultos, diz estudo

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, sete em cada dez pessoas, estão acima do peso. Os resultados são visíveis no número de internações. No Rio de Janeiro, por exemplo, as internações de pacientes obesos aumentaram 22% nos últimos dois meses. As mortes também aumentaram 28%.

Ainda segundo Cyrillo, o excesso de peso prejudica as ações respiratórias. “Esse vírus causa muita inflamação, muita dificuldade no transporte de oxigênio. Então, o obeso tem esses problemas agravados, menos condições respiratórias, menos condições de expandir o seu pulmão. Ele tem mais gordura entre os tecidos com circulação. Isso ocasiona mais inflamação, mais trombos e mais dificuldade respiratória nos obesos”, completa.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar nesta terça-feira (11) no Jornal da Tarde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)