Notícias

Google homenageia atriz Ruth de Souza em seu centenário

Ruth foi a primeira atriz brasileira a ser indicada para um prêmio internacional. Em 1954, concorreu ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza


12/05/2021 09h00

O Doodle (temas diários incorporados à página inicial do Google) desta quarta-feira (12) homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza em seu centenário. Ruth nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921, foi um grande nome do teatro brasileiro, rompeu barreiras e abriu caminhos para os futuros atores negros do país. 

A atriz fez sua estreia com o grupo Teatro Experimental do Negro com o espetáculo "O imperador Jones", de Eugene O’Neill, em 8 de maio de 1945, no palco do Teatro Municipal. Ela também recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller e foi para os Estados Unidos, onde frequentou a Universidade Harvard, em Washington, e a Academia Nacional do Teatro Americano, em Nova York.

Ruth de Souza estreou no cinema em 1948 com "Terra violenta", adaptação do romance "Terras do sem fim", de Jorge Amado. Por sua atuação em "Sinhá Moça", tornou-se a primeira atriz brasileira indicada para um prêmio internacional: o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954. 

Em 1958, a artista faz parte de "Ravina", um marco na cinematografia do país, e em 1969, com "A Cabana do Pai Tomás", da TV Globo, Ruth se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela. 

A atriz morreu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos, no Rio de Janeiro, deixando um grande legado para o teatro brasileiro. 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)