A relação entre racismo e saúde pública é tema no Opinião desta quinta-feira (13). O sociólogo Luís Eduardo Batista aponta para os motivos que levam brancos a serem maioria no grupo de brasileiros vacinados contra a Covid-19.
"Você tem uma proporção menor de negros acima de 60 anos no nosso país. A outra perspectiva que eu vejo é a de acesso. Essa população negra está mais nas periferias, tem mais dificuldade de acesso ao serviço, tem menos para parar e ir até os postos de vacinação durante a semana", diz.
Leia também: Assessor do GSI, Carlos Roberto de Souza Peixoto morre por Covid-19
Para Batista, outros critérios deveriam ter sido levados em consideração na hora de escolher o grupo prioritário para a imunização. "A gente precisaria ter utilizado muito mais a nossa Atenção Básica, que teria condições de dar um pouco mais de respostas, saber onde é que estavam os mais vulneráveis para poder iniciar o processo de imunização. Mas, nós optamos pela idade como critério", completa.
Leia também: Manifestações contra genocídio negro acontecem em estados brasileiros
O programa também recebe a médica Denize Ornelas. Com apresentação de Andresa Boni, o programa inédito vai ao ar às 20h30, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora.
REDES SOCIAIS