Notícias

Segundo estudo da CNI, indústrias migram do sudeste para demais regiões do Brasil

Confederação Nacional da Indústria afirma que o sul e nordeste são o novo foco das indústrias


17/05/2021 15h00

A indústria brasileira está migrando do sudeste, que é responsável por mais de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial do país, para as demais regiões do Brasil, sobretudo para o sul e o nordeste. A afirmação é do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicado nesta segunda-feira (17).

A pesquisa analisou a concentração do PIB industrial entre 2007 e 2008 e 2017 e 2018. Nesse período, o sudeste registrou baixa de 8%. Com a movimentação, o sul é onde se concentra o segundo maior polo industrial do país, com 19,4%. O nordeste, com 12,93%, o norte, com 7% e o centro-oeste, com 6,7%.

Embora a indústria de transformação tenha caído 5,44% em São Paulo, puxada pelos setores de celulose e papel, produtos de metal, vestuários e acessórios, máquinas e matérias elétricas, o estado ainda é o maior produtor industrial do Brasil, com 30,68% de participação.

A participação do Rio de Janeiro na indústria extrativa nacional caiu de 61,8% para 37,3%. O estado ainda perdeu participação na indústria de transformação e seu posto de segundo maior produtor industrial do país foi para Minas Gerais.

Veja a reportagem  do Jornal da Tarde desta segunda-feira (17):



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)