Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Um estudo realizado por cientistas australianos mapeou o impacto de notícias falsas na sociedade. Em ranking dos 52 países mais afetados por fake news sobre vacinas e Covid-19, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos e da Índia.

Para analisar informações relacionadas às vacinas contra Covid-19, os pesquisadores levaram em consideração publicações de plataformas online feitas entre 31 de dezembro de 2019 até 30 de novembro de 2020. Postagens em redes sociais e blogs também foram analisados.

O estudo mostrou que, de 637 publicações relacionadas ao tema, 83% eram falsas, 10% enganosas e 2% exageradas, enquanto 5% eram verdadeiras.

Reprodução/TV Cultura

Leia também: Com avanço da vacinação e queda de casos, França reabre parte da economia;

O sociólogo da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) Rafael Rodrigues da Costa ressalta que as fake news não são necessariamente uma mentira pura e simples. De acordo com ele, elas “têm elementos de verdade, trabalhando com convicções que a pessoa já tem, maximizando certezas”.

Leia também:  Quase 9 em cada 10 brasileiros tiveram Covid ou conhecem alguém infectado, diz pesquisa

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde: