Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Cerca de oito mil imigrantes, incluindo famílias inteiras e crianças desacompanhadas, cruzaram o Marrocos e nadaram até o território espanhol de Ceuta, no norte da África, em busca de melhores condições de vida.

Exaustos depois de nadar pelo mediterrâneo, correr e escalar uma cerca dupla na fronteira, muitos passaram a noite em um depósito superlotado sob o olhar da polícia espanhola.

Leia Também: Com avanço da vacinação e queda de casos, França reabre parte da economia

Os enclaves espanhóis de Ceuta nas proximidades de Melilla, na costa norte do Marrocos, há algum tempo atraem os migrantes africanos que tentam chegar à Europa em busca de uma vida melhor. No entanto, o número deles incluiu cerca de 1.500 menores, entre eles alguns bebês.

De acordo com a guarda civil, crianças que chegaram até a praia foram auxiliadas e entregues às famílias. A Espanha devolveu cerca de quatro mil pessoas para o território do Marrocos, mas havia muitos menores desacompanhados que a lei espanhola determina que devam ser cuidados pelas autoridades.

Leia Também: A carga da pandemia para quem trabalha nos crematórios da Índia

Os migrantes chegaram depois que o governo do Marrocos afrouxou os controles de fronteira em meio a uma discussão diplomática sobre a disputada região do Saara Ocidental, criando uma crise humanitária para Ceuta. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que o país está agindo para restaurar a ordem. Ele chamou a situação de uma “crise grave” para a Espanha e a Europa e enviou militares para a fronteira marroquina para reforçar as forças de segurança.

Assista à matéria que foi ao ar esta quarta-feira (19) no Jornal da Tarde.