Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Um estudo do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), publicado no Aerosol Science and Technology, mostra que diferentes máscaras utilizadas no Brasil têm uma diferença relevante de eficácia.

Na pesquisa, foram usados 227 tipos de máscara comercializados no país. Como resultado, foi observado que o modelo PFF2 é o mais seguro, e retém aproximadamente 98% das partículas, enquanto as máscaras cirúrgicas tem a capacidade de reter 89% delas. As máscaras de TNT ficam em terceiro lugar, com uma eficácia que varia de 78% à 87%. A eficiência das máscaras de tecido, muitas vezes feitas à mão, pode variar de 15% até 70%.

Leia mais: Vacinas da Pfizer e da Oxford são eficazes contra cepa indiana da Covid-19, aponta estudo

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga segunda parcela aos beneficiários nascidos em julho

No Laboratório de Física Atmosférica da USP, os pesquisadores utilizaram partículas de tamanho semelhante às do novo coronavírus, e analisaram a capacidade de retenção do material utilizado para cada máscara.

Principal autor do estudo, o físico Fernando Morais disse à BBC News Brasil que, “embora algumas máscaras sejam mais eficientes do que outras, o uso de máscaras é essencial, qualquer que seja.”