Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O consumo de carne bovina no Brasil é o menor em 25 anos, e entre os motivos está a alta da demanda internacional, sobretudo da China.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de janeiro a abril deste ano, o consumo per capita caiu 4% em comparação com o mesmo período de 2020. Já em relação a 2019, anterior ao período pandêmico, a queda foi ainda maior: 14%.

No ano passado, o brasileiro consumiu, em média, 29,3 quilos de carne. Em 2019, o valor ultrapassava 30 quilos e chegou aos 42 quilos no ano de 2006.

Leia também: Pessoa morre soterrada após desabamento de prédio em Florianópolis

Ao recorrer ao consumo de outros alimentos, o consumidor acaba ocasionando um aumento na procura, e consequentemente, no preço.

“Os ovos, a carne de frango e de porco subiram, além disso, todos os derivados do milho e que contém soja também”, explica o professor de economia da USP, Celso Grisi.

Leia também: PF aponta 'fortes indícios' contra Ricardo Salles em contrabando florestal

Para o representante do Greenpeace no Brasil, Rômulo Batista, é preciso repensar o papel central da carne bovina na cultura brasileira. “Quando o agronegócio pegou a comida e transformou em commoditie, deixou de cultivar alimento e passou a cultivar lucro”.

Veja mais em reportagem completa do Jornal da Tarde: