Notícias

Agronegócio cresce em meio à crise alimentar no Brasil

Concentração de terras produtivas e deterioração da situação econômica no país são fatores que contribuem para a fome no campo


03/06/2021 15h42

O agronegócio é o único setor que continua crescendo atualmente no Brasil. Embora o país seja o segundo maior produtor agrícola do mundo, três a cada quatro famílias das zonas rurais vivem em situação de insegurança alimentar.

A Universidade de Berlim realizou um estudo para avaliar os impactos da pandemia da Covid-19 na alimentação dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, entre novembro e dezembro de 2020, 75% das famílias do campo viviam em algum nível de insegurança alimentar. A taxa é 20% maior comparada às cidades.

Leia mais: Pesquisa mostra que obesidade infantil aumentou após o isolamento socialCNPQ registra menor orçamento em 20 anos

Outro dado alarmante é a insegurança alimentar grave, que atinge crianças e provoca a subnutrição. Um em cada quatro moradores se encaixa nesta categoria. Nas cidades, este número é um em cada dez.

Segundo pesquisadores, a fome no campo é causada por diversos fatores, entre eles, concentração de terras produtivas e deterioração da situação econômica no país.

Veja mais na reportagem do Jornal Da Tarde desta quinta-feira (3):


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)