O estado de Mato Grosso do Sul está a beira do colapso na saúde pública. Com hospitais lotados e fila para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o governo estadual transferiu cinco pacientes com Covid-19 para São Paulo na noite do último domingo. Ao todo, 14 pessoas com Covid-19 foram transferidas para outras regiões do país.
Os pacientes foram colocados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e checara às 21h no aeroporto de Guarulhos. Dali, eles foram levados paro o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.
Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, 271 pacientes infectados com Covid-19 esperam por um leito nos hospitais do estado. Houve um aumento de 6% na fila em apenas uma semana. Esse é o pior momento do estado desde junho do ano passado, quando o país estava na primeira onda da doença.
Dos cinco pacientes que chegaram em São Paulo, três são de Maracaju e dois de Campo Grande. Geraldo Resende, secretário de Saúde do estado, agradeceu ao governo paulista. “Seremos eternamente gratos com São Paulo e com Rondônia por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”.
Leia também: Dados mostram que 3 em cada 10 mulheres da Grande São Paulo são chefes de família e cuidam dos filhos sozinha
Rondônia já recebeu nove pacientes com coronavírus do Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário, há a possibilidade novas transferências.
Situação no Estado
Ao todo, o estado soma 303.209 casos confirmados de Covid-19 e 7.185 óbitos. São 1.310 pacientes internardes, sendo 552 em UTI.
A ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratamento de coronavírus é de 110%. O mais preocupando é em relação aos leitos de UTI para crianças com Covid-19, que atingiu uma ocupação de 160%.
Para piorar a situação, a vacinação no estado foi suspensa nesta segunda-feira por falta de imunizante. A expectativa é pela chegada de novo lote de doses na próxima terça.
REDES SOCIAIS