Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Esta quarta-feira (9) marca o Dia Mundial da Imunização. Para explicar o que motivou a queda da adesão às campanhas vacinais no mundo, o Jornal da Tarde recebeu a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização Isabella Ballalai.

A médica afirmou que pesquisas mostram que o brasileiro acredita na importância da vacinação, mais 90% da população continua acreditando. Entretanto, “o que acontece é que o brasileiro acredita na vacinação apenas quando vê o perigo, e ele não está mais vendo o perigo”, explicou.

Leia também: SP inicia última etapa da campanha de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (9)

Segundo Isabella, o cenário atual de baixa cobertura vacinal traz diversos riscos, como a possibilidade da volta de doenças já erradicadas. Hoje, o Brasil tem menos de 70% de cobertura para poliomielite, o que pode resultar na volta da doença.

Para reverter a situação e aumentar a cobertura vacinal, a médica reforçou que o ideal é não esperar um surto para que as pessoas entendam a importância da imunização. “É obrigação do Ministério da Saúde fazer uma comunicação empática que antecipe o problema”, afirmou.

Leia também: "Não houve discussão, na nossa gestão, sobre imunidade de rebanho", diz Élcio Franco

Isabella Ballalai citou também a baixa adesão à vacinação contra a gripe no país, que registra cerca de 38% de cobertura, e chamou atenção para a campanha: “Ainda dá tempo, vá se vacinar contra a gripe e leve sua criança. Hoje sabemos que vacinar as crianças auxilia na diminuição dessas doenças entre toda a população”.

Veja a entrevista completa do Jornal da tarde desta quarta-feira (9):