Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alan Santos/Palácio do Planalto
Alan Santos/Palácio do Planalto

Novo relatório da Human Rights Watch, em parceria com a Todos Pela Educação, classifica a resposta do Governo Federal aos desafios da pandemia no ensino de crianças e adolescentes como fracasso.

As entidades afirmam que, para reverter o cenário trágico dos prejuízos da pandemia à educação é necessário que o governo aumente o apoio a estados e municípios. O montante precisaria ser dedicado para a manutenção de ferramentas de ensino remoto e para garantir a segurança do retorno às atividades presenciais.

Ainda é citado que o Ministério da Educação deixou de gastas cerca de R$ 16 bilhões que estavam previstos no orçamento da pasta. O resultado disso foi o menor investimento em 10 ano, de R$ 32,5 bilhões. Houve também redução no programa Educação Conectada, voltado à universalização do acesso ao ensino remoto. Em 2020, o ministério usou menos da metade do orçamento destinado ao programa no ano anterior.

Leia também: Augusto Aras defende convocação de governadores por parte da CPI da Covid

Antes mesmo da pandemia, 4 milhões de alunos não tinham acesso à internet. Ainda, no último ano, menos de 1/4 dos alunos brasileiros conseguiram dedicar mais de três horas diárias ao estudo.

O documento destaca também o impacto negativo da resposta do Governo Federal à pandemia, sem campanhas de incentivo ao distanciamento social no ambiente escolar e com apenas 8% dos professores do país vacinados.

O relatório diz que o direito internacional garante a todas crianças e adolescentes o direto à educação, mesmo em tempos de emergência. Para as entidades, o Brasil precisa urgentemente colocar crianças e adolescentes no centro da estratégia de recuperação, e garantir a educação para todos durante e após a pandemia.

Leia mais: "[Bolsonaro] acorda pensando na minha sunga apertada", ironiza Doria

Assista reportagem do Jornal da Tarde: