Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Enel
Reprodução/Enel

André Pepitone, diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirmou que, devido a bandeira vermelha, a conta de luz dos brasileiros deverá subir mais de 20%. A fala aconteceu nesta terça-feira (15) durante audiência pública na comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Em junho, está vigente a bandeira vermelha nível 2, a mais cara cobrada sobre a conta de luz. O preço é de R$ 6,24 para cada 100kWh consumidos. O principal motivo para o aumento do valor é o baixo nível dos reservatórios de água. Dessa maneiras, as usinas térmicas são acionadas e altera o valor da bandeira tarifária.

Leia também: Marcellus Campelo contradiz depoimento de Eduardo Pazuello na CPI da Covid

Durante a audiência, Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), também afirmou que estão sendo adotadas medidas para que não haja risco de racionamento de energia neste ano.

“Não teremos nenhum problema de energia ou de potência ao final de novembro de 2021, quando começa a estação chuvosa”, afirmou Ciocchi.

Plano contra apagões

Durante debate na Câmara, foi apresentado também um plano com ações contra o risco de apagões. As principais delas são a flexibilização de restrições hidráulicas nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; aumento da importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia e antecipar obras de transmissão.

Além disso, o governo federal também prepara uma medida provisória para evitar mais uma crise hídrica. Ela tem como objetivo dar plenos poderes a um grupo interministerial de monitoramento da crise hídrica para que ele decida sobre a quantidade de água nos reservatórios das hidrelétricas.