Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O ativismo contemporâneo é pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (17), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama. 

Respondendo a uma pergunta de Pondé sobre diferenças no "nível de chatice" entre ativistas mais à esquerda e à direita no Brasil de hoje, Thaís afirmou que os militantes direitistas "vencem" nesse quesito. 

Leia também: "O tom da voz dela é muito pesado para a idade", diz Pondé sobre Greta Thunberg

"Aqui no Brasil o ativismo de direita tem a ver com o bolsonarismo, que tem um jeito interessante de praticar esse ativismo, porque é mais 'anti' alguma coisa do que 'pró' alguma coisa. O ativista de direita, principalmente o bolsonarista, é mais contra as causas do campo adversário", opinou a jornalista. 

"Por exemplo, ele prefere militar contra a política de educação, contra a política ambiental, contra as instituições, o Supremo, o Congresso. É basicamente contra, e isso tem a ver certamente com o 'olavismo', que é mais pela destruição do que pela construção", prosseguiu, citando a influência do escritor Olavo de Carvalho, considerado o "guru" do bolsonarismo.

Leia também: "A vida deles é um legado", diz Pondé sobre Malala e Mandela

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.