Nesta segunda-feira (21), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou que 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen devem chegar ao Brasil na manhã desta terça (22). A declaração foi feita durante audiência da Comissão Temporária Covid-19 (CTCOVID) no Senado.
Segundo Queiroga, essa carga faz parte da antecipação de doses que vinha sendo negociada com a Janssen – havia uma previsão do envio de 3 milhões de doses na semana passada, que não se concretizou.
“Em relação à vacina da Janssen, essas vacinas estavam previstas no nosso calendário para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses. Inicialmente, negociamos com a Janssen e eles iriam nos antecipar na semana passada três milhões de doses. Lamentavelmente não foi possível a chegada dessas três milhões de doses”, disse o ministro.
"Mas eu já antecipo em primeira mão que amanhã deve chegar no aeroporto de Guarulhos, 1,5 milhão de doses da vacina Janssen. São vacinas úteis, como as outras, mas essa é uma dose única que permite uma imunização mais rápida”, acrescentou.
Ao todo, o governo brasileiro comprou 38 milhões de doses da vacina da Janssen, que é aplicada em dose única.
Previsão de vacinação
Durante a audiência de hoje, o ministro da Saúde afirmou que toda a população adulta deve receber a primeira dose das vacinas até setembro.
"Pelo ritmo que a nossa campanha vem adquirindo no último mês, já é possível antever que toda a população vacinável, ou seja, acima de 18 anos, pode ser imunizada com uma dose até o mês de setembro, e que tenhamos toda ela vacinada até o final do ano de 2021", disse.
Leia também: Unicamp abre inscrições para curso voltado aos professores sobre o vestibular; Senado analisa PL que amplia lista do grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19
REDES SOCIAIS