Notícias

Ministério Público e TCU pedem o afastamento de Ricardo Salles por “ingerência indevida” no Ibama

Pedido tem base em uma denúncia onde Ricardo Salles teria favorecido empresa no fornecimentos de helicópteros para o Ibama


21/06/2021 18h01

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu, nesta segunda (21), o afastamento do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o diretor do proteção do Ibama Olímpio Ferreira Magalhães. Ambos são alvos de uma investigação que apura uma “ingerência indevida” em licitação do Ibama para definir o fornecedor dos helicópteros do órgão. Essa ação teria acontecido em agosto de 2020.

O pedido de investigação foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, que afirma ter indícios de "ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico e infração à norma legal, com potencial de acarretar dano ao erário" na contratação das aeronaves. O TCU suspeita que as mudanças favoreceriam a empresa Helisul Taxi Aéreo, a atual detentora do contrato.

Leia também: Justiça Federal absolve Lula em investigação por corrupção passiva

Não é a primeira vez que Furtado apresenta um pedido de afastamento contra o ministro do Meio Ambiente. Ele e o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva fizeram o pedido em abril com base em uma notícia crime. Nesse caso, eles acusam Salles de proteger madeireiros.

Além dessas denúncias, Salles também responde inquérito que investiga um afrouxamento das normas de fiscalização da exportação de madeira no país.

O site da TV Cultura entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. Em caso de retorno, o texto será atualizado.

Assista ao Roda Viva com Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal: 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)