Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nadja Kouchi
Nadja Kouchi Osório, Ludovico e Doroteia, do Quintal da Cultura

Logo após seu aniversário de seis anos, o Quintal da Cultura se reinventa com a estreia da quinta temporada. Temas como vocabulário, alfabeto, matemática, cores e sentimentos são discutidos a cada episódio de forma aprofundada. A nova fase do programa infantil vai ao ar nesta segunda-feira (8/5), das 14h às 17h45, na TV Cultura.

Na temporada de 2017, crianças de três a seis anos aprenderão sobre educação financeira e matemática, ciências, leitura e literatura, poesia, folclore, fábulas e contação de histórias, além de assuntos relacionados ao comportamento e ao universo infantil em um formato dividido em duas etapas: a primeira, formada por pílulas curtas, e a segunda, composta por quadros e esquetes. Dessa forma, será possível fortalecer a discussão do assunto abordado.

A cada dia, os vídeos serão apresentados por um dos personagens do Quintal (Doroteia, Ludovico, Osório, Minhoquias e Quelônio), todos ambientados no cenário tradicional, com os seguintes quadros:

Correio da Dona Coruja - Leitura das cartas enviadas pelos fãs do Quintal espalhados por todo o Brasil.

Chá com charadas - Personagens desafiam o público a adivinhar uma charada sobre o tema do dia.

Agenda - Dicas semanais de eventos culturais e passeios gratuitos por todo o País.

Gincana - Periodicamente, os personagens lançam uma gincana interativa com o pessoal de casa. Eles desafiam os telespectadores a produzirem algo e enviarem pelo Facebook do programa.

Na segunda parte da atração, o tema do dia segue em foco, mas de maneira mais aprofundada, sendo abordado pelos quadros a seguir:

Abertura - Uma divertida história de aproximadamente sete minutos na qual os personagens do Quintal vivenciam alguma experiência relacionada ao universo infantil, como ciúme e amizade.

Biblioteca do Jabuti - Na biblioteca do Quintal, o jabuti Quelônio recebe uma visita em busca de um livro que fale sobre o tema do dia.

Ideia Genial - Ludovico apresenta suas ideias geniais em experimentos científicos fáceis e criativos.

Tudo Sobre Bandeiras - Osório apresenta uma curiosidade sobre alguma bandeira, seja ela nacional, internacional, de um país, um estado, uma cidade ou alguma organização. A bandeira ou a curiosidade estará sempre relacionada ao tema do dia.

Calculino - Calculino é um garoto esperto que adora calcular. Por meio de situações corriqueiras do seu dia a dia, ele leva as crianças a uma viagem divertida e educativa pelo universo dos números, principalmente pela nossa relação com o dinheiro.

História de Papel - Doroteia conta as mais belas histórias usando apenas objetos feitos de papel.

Quintal de Versos - Um ou mais personagens apresentam um poema relacionado ao tema do dia, dando um fechamento ao assunto abordado. Os poemas poderão ser de poetas famosos ou originais (escritos pelos nossos personagens).

Obrigado Por Perguntar – A turma do Quintal responde às mais variadas perguntas enviadas pelos curiosos telespectadores via site.

Desafio - A cada quadro, os personagens realizam um desafio diferente.

Cabine do Sim ou Não – Doroteia, Ludovico e Osório entram numa apertada cabine, colocam fones de ouvido para não escutarem as perguntas e, ao sinal da lâmpada vermelha, respondem apenas “sim” ou “não”. Nessa divertida brincadeira, tentam ganhar os mais sensacionais prêmios.

Agora é Sua Vez - A partir de imagens aleatórias, Ludovico, Doroteia e Osório inventam na hora uma divertida história sobre o assunto do dia.

Bate-Papo - Para finalizar o programa, um personagem entrevista e bate-papo com algumas crianças sobre o tema do dia.

Os quadros são exibidos sempre de forma inédita e uma vez por dia, com exceção de Quintal de Versos e Bate-Papo, com mais apresentações na semana.


Sobre o Quintal da Cultura

No ar desde 2011, o Quintal da Cultura traz as aventuras dos irmãos Doroteia e Ludovico, interpretados por Helena Ritto e José Eduardo Rennó. Completa o elenco o ator Jonathan Faria, que dá vida a Osório e aos bonecos Minhoquias e Quelônio. A direção é assinada por Bete Rodrigues.

A cada esquete de humor, história ou brincadeira, eles entram em contato com temas educativos, como música, contação de histórias, literatura, folclore e fábulas de diversas regiões do Brasil e do mundo, libras (Língua Brasileira de Sinais), língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte, atividades físicas e expressão corporal.