A lei que regulariza a eutanásia na Espanha entra em vigor nesta sexta-feira (25). Com isso, espanhóis e residentes do país há pelo menos um ano com doenças terminais poderão decidir sobre o fim de suas vidas, com assistência médica para morrer.
Em uma publicação nas redes sociais, o governo espanhol apontou que a regulamentação responde a uma ampla demanda social e que os pacientes poderão tomar a decisão acompanhados de sua família e apoiados por profissionais de saúde.
Antes de ter o pedido aprovado, a pessoa deverá passar por avaliação médica e psicológica. Além disso, o médico da família e um conselho de juristas precisam aprovar a decisão.
A lei da eutanásia foi aprovada pelo parlamento espanhol em março, com 202 votos a favor e 141 contra. O país se tornou o quinto no mundo a regulamentar o processo. Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Canadá também aprovaram a medida.
Leia também: Grupo neonazista picha estátua de George Floyd; Ao menos quatro pessoas morreram em desabamento de prédio na região de Miami
REDES SOCIAIS