Wally Funk, pioneira no setor aeroespacial, é uma das pessoas escolhidas por Jeff Bezos, fundador da Amazon, para fazer com ele, seu irmão Mark Bezos e uma pessoa ainda não relevada, o primeiro voo tripulado da sua empresa de foguetes Blue Origin, em 20 de julho.
A decisão foi divulgada nas redes sociais de Bezos. "Em 1961, Wally Funk estava entre as primeiras da classe como parte do Programa Mulher no Espaço 'Mercury 13'. Apesar de completar o treinamento, o programa foi cancelado e nenhuma das treze voou", escreveu o empresário na legenda da publicação.
Wally Funk, de 82 anos, será uma "convidada de honra" da cápsula New Shepard, que decolará de um deserto no oeste do Texas. Ela foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.
Ela é piloto e ex-instrutora de voo, que passou pelo treinamento de astronautas da NASA em 1960, mas acabou não indo para o espaço e as mulheres do time não integraram a equipe da agência por causa de seu sexo. Na época, todos astronautas eram homens.
REDES SOCIAIS