O estado de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (5) 8.977 pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19. É a primeira vez em quatro meses que o estado registra menos de 9 mil internados. A última vez que isso aconteceu foi em 8 de março, quando haviam 8.977 pacientes em leitos de terapia intensiva.
Com este número, São Paulo registra uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 71,6%. Na região metropolitana da capital paulista é de 65,8%. Caso a taxa fique abaixo dos 70%, é possível que haja uma mudança nas regras do Plano São Paulo, que lida com a reabertura de comércios.
A redução também é verificada na demanda por leitos de enfermaria. Atualmente, há 8.872 pacientes em enfermaria, número que baixou quase mil internações desde a última sexta-feira (2).
Efeito da vacinação
Na última quarta-feira (30), o governo de São Paulo anunciou que 53% da população adulta do estado recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O percentual de imunização completa, isto é, com as duas doses no caso das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou dose única, no caso da Janssen, é de 18%.
Uma procura menor por leitos de enfermaria ou de UTI para tratamento de Covid-19 pode estar ligada com o avanço na campanha da vacinação no estado, que tem alta taxa de eficácia contra casos graves e de internação.
O estado planeja aplicar a primeira dose da vacina em toda a população adulta até o dia 15 de setembro. O calendário atualizado está disponível na plataforma Vacina Já.
REDES SOCIAIS