A beleza na arte, na história, na filosofia e no mundo contemporâneo é tema do Linhas Cruzadas desta quinta (8), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.
"É evidente que muitas pessoas vão fazendo plásticas a vida inteira e a gente sabe muito bem que isso é uma escravidão. [...] Eu não tenho nenhuma dúvida que isso é importante do ponto de vista da vida de uma pessoa. Você não ficar o tempo inteiro sendo escravo da forma como os outros te veem, em tese isso é muito importante", diz Pondé.
Leia também: Pondé: "A beleza de fato não é só colada com a forma do corpo"
O filósofo também aponta os contrastes de uma sociedade que valoriza, simultaneamente, um padrão de beleza e um discurso de diversidade e quebra de padrões: "Eu só duvido porque muitas vezes justamente aquele tipo de pessoa que faz o discurso da beleza em si, da beleza real, da beleza do diferente, é a que vai fazer cirurgia plástica logo que der, é a que já está fazendo botox com 20 anos e que vai, no Instagram, produzir fotos para que pareça a pessoa mais maravilhosa do mundo. Então, basicamente, o assunto da beleza é um daqueles assuntos sobre os quais se mente mais".
Leia também: Linhas Cruzadas discute o conceito de beleza na filosofia grega
Veja o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS