Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TVCultura
Reprodução/ TVCultura 20210719234322_nota2.png

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da triologia Escravidão.

Em resposta à pergunta de Michael França, pesquisador do INSPER e colunista da Folha de S. Paulo, Laurentino Gomes falou sobre meritocracia, processo histórico com desigualdade social e racial. O escritor afirma que só será um argumento válido quando todos os brasileiros tiverem mínimas condições e igualdade de condição.

"Esse discurso é muito hipócrita. Esse é o argumento favorito pelos brancos privilegiados na hora de combater, por exemplo, a política de cotas preferenciais para negros e afro descentes. A meritocracia é legal se o seu filho tiver todas as condições de começar bem a grande corrida pela vida, com boa educação, boa saúde, boa moradia, todos os benefícios que o Estado assegura a uma parte da população e não a outra. Agora, se o seu filho nasceu em comunidades absolutamente insalubres, abandonadas pelo estado, às vezes, dominada pelo crime organizado, sem educação, sem moradia, sem saúde, sem segurança e que teve que começar a trabalhar muito cedo para ajudar os pais em casa"

O jornalista explica que não existe meritocracia e não tem como existir no Brasil.

Assista ao trecho completo:


Participaram da bancada de entrevistadores Eliana Alves Cruz, escritora, jornalista e roteirista; Michael França, pesquisador do INSPER e colunista da Folha de S. Paulo; Paula Carvalho, historiadora e editora da Revista Quatro Cinco Um; Pedro Doria, editor do Canal Meio e Rosane Borges, jornalista e pesquisadora da ECA-USP.

Assista ao programa íntegra: