O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, é o entrevistado do Roda Viva da próxima segunda-feira (9).
Participam da bancada de entrevistadores Thais Oyama, colunista do UOL e apresentadora do Linhas Cruzadas na TV Cultura; Bela Megale, colunista do jornal O Globo e comentarista na Rádio CBN; Vinicius Sassine, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília; Andre Shalders, repórter do Estadão em Brasília; e Rodrigo Rangel, diretor de redação da Revista Crusoé.
Desde o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, Renan Calheiros teve vembates com apoiadores de Jair Bolsonaro no Congresso. Em seus pronunciamentos, o senador ressalta o que chama de negacionismo do presidente e seus ministros diante da pandemia e também o que considera ser uma "agenda da morte".
Renan Calheiros iniciou sua vida na política como deputado estadual por Alagoas, em 1982. Foi deputado federal e chegou ao Senado em 1995. Indicado por Jader Barbalho, conseguiu o cargo de ministro da Justiça do governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e, em 2013, foi eleito presidente do Senado. Em 2016, decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello o afastou do posto, após tornar-se réu acusado por peculato. Hoje, responde a 12 inquéritos no STF, relacionados com denúncias de suposto envolvimento em casos de corrupção, nove deles ligados à Operação Lava-Jato.
Assista à edição da última segunda-feira, que recebeu a promotora de Justiça Gabriela Manssur:
REDES SOCIAIS