Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Pesquisadores da Unicamp e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) levantaram os dados coletados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e mostraram que mulheres negras são maioria nas universidades públicas brasileiras.

Atualmente, 27% dos estudantes dessas universidades são mulheres negras. Há 20 anos, este número era de 19%, enquanto as mulheres brancas ocupavam 38% das vagas.

Leia também: Mulheres negras ocupam menos de 3% das cadeiras na Câmara dos Deputados, aponta relatório

Ao Jornal da Tarde desta terça-feira (10), a professora visitante da FLACSO-Brasil Ana Luíza Matos de Oliveira caracterizou a porcentagem como um grande avanço para a população brasileira, visto que as mulheres negras enfrentam dois tipos de discriminação: racismo e machismo.

Os pesquisadores afirmam que o resultado positivo é fruto das políticas públicas de acesso ao ensino superior voltadas para minorias, como as cotas. Enquanto 50% das vagas são ocupadas por homens e mulheres brancas (25% para cada), homens negros estão em último lugar com 23% das vagas.

Leia também: Opinião desta quinta-feira debate as intensas mudanças climáticas globais e suas consequências

Para Dennis de Oliveira, professor da USP e ativista do movimento negro, é necessário garantir o acesso ao ensino superior destes grupos e, ao mesmo tempo, adotar políticas de acolhimento e permanência para os mesmos.

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde: