Corrupção foi o tema do Linhas Cruzadas desta quinta (19), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.
Entre as discussões levantadas no programa está a suposta "primeira corrupção" na teologia cristã, isto é, a tentação de Eva no Jardim do Éden. "Segundo a Bíblia, a gente pode dizer que Eva foi corrompida, por exemplo? Ela foi corrompida pelo poder, pela ambição, isso é a corrupção de caráter?", questionou Thaís.
"A proposta que a serpente faz para Eva é de que se eles comerem o fruto proibido, eles não vão morrer, pelo contrário: eles vão ser iguais a Deus. Então, o passo que a Eva dá na história é querer melhorar de vida. Qualquer coach diria que ela foi assertiva, ela olhou suas possibilidades e arriscou", respondeu Pondé.
Leia também: Pondé: "O ser humano pode não ser corrupto por natureza, mas a carne é fraca"
"A corrupção é uma coisa que provavelmente existe desde a pré-história. Saindo do mito, indo para a história, provavelmente a corrupção existe desde a pré-história e ela está sempre mais ou menos acompanhada por fraquezas humanas. E ela piora se a vida for muito vulnerável", completou Pondé.
Leia também: "Existe um cansaço generalizado": Malu Gaspar analisa visão do público sobre escândalos de corrupção
Veja o trecho:
O Linhas Cruzadas desta semana também contou com a participação da jornalista Malu Gaspar e de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS