A prefeitura de Franco da Rocha, cidade da Grande São Paulo, informou que um incêndio devastou mais de 50% da vegetação do Parque Estadual Juquery. As autoridades clamaram por ajuda nas redes sociais e pediram auxilio de brigadistas.
Segundo a prefeitura, cerca de 110 profissionais estão trabalhando no combate, entre bombeiros, guardas civis, defesa civil, funcionários do parque, da Fundação Florestal, brigadistas de incêndio voluntários, além da equipe do Águia, totalizando 4 frentes de combate às chamas.
A primeira informação é que a possível causa do incêndio teria sido um balão. O objeto caiu dentro do parque e o fogo se espalhou rapidamente devido a vegetação seca.
Devastação em mais de 50% do Parque Estadual Juquery.
— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) August 22, 2021
Precisamos MUITO da ajuda voluntária de brigadistas de incêndio COM EXPERIÊNCIA, ligue pra 4449-5545. Se você não tiver experiência, não congestione que telefone, nos ajude apenas compartilhando! 🙏🏼 pic.twitter.com/QxAR1Cj41K
Além dos bombeiros, a Polícia Militar enviou um helicóptero a Franco da Rocha para ajudar na contenção do incêndio. Eles A água está sendo retirada da Represa Paiva Castro pela aeronave e jogando no parque.
[Incêndio PEJy]
— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) August 22, 2021
A equipe do Águia, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, também está colaborando com o trabalho das nossas equipes. A água está sendo retirada da Represa Paiva Castro pelo helicóptero!
“Chuva de cinzas”
O incêndio causa um impacto que vai além do município de Franco da Rocha. Moradores das Zona Oeste, Norte e região central da capital paulista relataram uma “chuva de cinzas”. Diversas residências tinham cinzas da queimada.
REDES SOCIAIS