Nesta segunda-feira (6), a cidade de São Paulo inicia a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 14 anos de idade sem comorbidades ou deficiência física permanente. O público estimado é de 360 mil pessoas.
Os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária. Os jovens devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.
Também nesta segunda começa a vacinação com a terceira dose para idosos acima de 90 anos, grupo estimado em 52 mil pessoas. A vacinação desse grupo ocorrerá até dia 12 de setembro.
O governo do estado garantiu que a vacinação dos idosos ocorrerá com doses de lotes da CoronaVac aprovados pela Anvisa.
No sábado (4), a Anvisa informou que adotou medida cautelar para interditar pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em uma planta - local de fabricação - não aprovada pelo órgão.
Segundo a Prefeitura, equipes das UBSs irão vacinar pacientes acamados em casas e instituições para idosos, assim como a população indígena aldeada na cidade de São Paulo.
Xepa
A partir desta segunda-feira (6), os idosos com mais de 60 anos podem fazer a inscrição nas UBSs para receber as doses remanescentes, a chamada xepa. Vale para quem tomou a segunda dose há mais de seis meses na capital.
Também podem se cadastrar para doses remanescentes, para a aplicação do reforço vacinal, pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou única há pelo menos 28 dias.
Vale lembrar que é obrigatório, no momento da imunização, apresentar comprovante de residência da capital e um documento de identificação. No caso de segunda e terceira dose, é necessário levar a carteira de vacinação com ciclo vacinal completo. A lista completa de endereços dos postos da vacinação pode ser encontrada na página Vacina Sampa.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
Leia também: Morre aos 75 anos o economista e ex-ministro João Sayad; Amazônia perde 4,64 mil km² de madeira em um ano, segundo levantamento
REDES SOCIAIS