Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Xinhua
Reprodução/Xinhua

O Talibã anunciou nesta segunda-feira (6) que assumiu o controle total do Vale de Panjshir, a última área do Afeganistão que ainda era mantida por forças da resistência.

O porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid comemorou no Twitter. “A província de Panjshir, a última fortaleza do inimigo mercenário, foi completamente conquistada com a ajuda do Deus Todo-Poderoso e com o amplo apoio de nossa nação”.

“Com essas vitórias e esforços recentes, nosso país saiu completamente do vórtice da guerra. Nosso povo terá uma vida pacífica e feliz em uma atmosfera de liberdade, independência e prosperidade”, completou Mujahid.

O grupo usou as redes sociais para publicar imagens de extremistas em frente aos portões da casa do governador de Panjshir. Em um vídeo, soldados do Talibã hasteiam a bandeira do grupo em prédio da capital da província.

A Frente de Resistência Nacional do Afeganistão (FNR), organização que luta contra a ocupação, nega a derrota. “A alegação do Talibã de ocupar Panjshir é falsa. As forças da FNR estão presentes em todas as posições estratégicas do vale para continuar a luta. Asseguramos ao povo do Afeganistão que a luta contra o Talibã e seus parceiros continuará até que a justiça e a liberdade prevaleçam", escreveu em uma publicação no Facebook.

Neste domingo (5), a FRN anunciou que recebeu propostas de acadêmicos religiosos para negociar o fim do conflito em Panjshir, que ocorre pelo menos desde 30 de agosto. Sobre a proposta, o líder da Frente de Resistência Nacional Ahmad Massoud declarou que estava pronto para negociar, mas, segundo o Talibã, um acordo não foi firmado.

“A Frente Nacional de Resistência está pronta para parar a guerra imediatamente para alcançar uma paz estável, se o grupo talibã acabar com os seus ataques e movimentos militares em Panjshir e Andarab”, diz o comunicado.

O Vale do Panjshir é uma região montanhosa a cerca de duas horas da capital, Cabul. Essa era a única das 34 províncias do Afeganistão que estava livre do controle do Talibã.

Leia também: Caixa libera saques e transferências da 5ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abrilIncêndio em Fortaleza atinge sede do Tribunal de Justiça do Ceará