O Talibã anunciou nesta segunda-feira (6) que assumiu o controle total do Vale de Panjshir, a última área do Afeganistão que ainda era mantida por forças da resistência.
O porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid comemorou no Twitter. “A província de Panjshir, a última fortaleza do inimigo mercenário, foi completamente conquistada com a ajuda do Deus Todo-Poderoso e com o amplo apoio de nossa nação”.
“Com essas vitórias e esforços recentes, nosso país saiu completamente do vórtice da guerra. Nosso povo terá uma vida pacífica e feliz em uma atmosfera de liberdade, independência e prosperidade”, completou Mujahid.
O grupo usou as redes sociais para publicar imagens de extremistas em frente aos portões da casa do governador de Panjshir. Em um vídeo, soldados do Talibã hasteiam a bandeira do grupo em prédio da capital da província.
A Frente de Resistência Nacional do Afeganistão (FNR), organização que luta contra a ocupação, nega a derrota. “A alegação do Talibã de ocupar Panjshir é falsa. As forças da FNR estão presentes em todas as posições estratégicas do vale para continuar a luta. Asseguramos ao povo do Afeganistão que a luta contra o Talibã e seus parceiros continuará até que a justiça e a liberdade prevaleçam", escreveu em uma publicação no Facebook.
Neste domingo (5), a FRN anunciou que recebeu propostas de acadêmicos religiosos para negociar o fim do conflito em Panjshir, que ocorre pelo menos desde 30 de agosto. Sobre a proposta, o líder da Frente de Resistência Nacional Ahmad Massoud declarou que estava pronto para negociar, mas, segundo o Talibã, um acordo não foi firmado.
“A Frente Nacional de Resistência está pronta para parar a guerra imediatamente para alcançar uma paz estável, se o grupo talibã acabar com os seus ataques e movimentos militares em Panjshir e Andarab”, diz o comunicado.
O Vale do Panjshir é uma região montanhosa a cerca de duas horas da capital, Cabul. Essa era a única das 34 províncias do Afeganistão que estava livre do controle do Talibã.
Leia também: Caixa libera saques e transferências da 5ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril; Incêndio em Fortaleza atinge sede do Tribunal de Justiça do Ceará
REDES SOCIAIS