A escritora Carolina Maria de Jesus foi o tema principal do Estação Livre desta sexta (10). Para falar sobre a obra e o legado da autora de 'Quarto de Despejo', a apresentadora Cris Guterres recebeu Tom Farias, escritor e jornalista, Elisa Lucinda, escritora e atriz e Eliana Alves Cruz, escritora e jornalista.
Além dos convidados no estúdio, o programa exibiu uma reportagem que traçou um panorama da vida da escritora com imagens de arquivo da TV Cultura e o depoimento de Vera Eunice, filha de Carolina.
Com mais de 3 milhões de cópias vendidas e traduzido para 16 línguas, 'Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada' traz as reflexões da autora, mulher negra que viveu por anos na Favela do Canindé, em São Paulo, sustentando sua família como catadora de papéis.
"Minha mãe era uma mulher empoderada, alta, tinha um olhar vivo. Minha mãe escreveu a vida inteira; ela estava catando papel e, de repente, punha a mão na cabeça e dizia: 'preciso escrever agora, agora'. E pegava o primeiro papel que achava, no lixo, pedaços de papel, e aí vinha", conta Vera.
A escritora e educadora Carmen Faustino falou sobre a diversidade da produção literária da autora, que ela considera uma das mais importantes do Brasil: "Uma poeta, escritora, contista, compositora, dramaturga. Uma mulher preta, uma mulher pobre, mas uma mulher que, acima de tudo, conseguiu se sobrepor a todas as condições que lhe foram impostas e deixou um legado incrível".
"A gente vê vários trechos em que ela fala de amor, de afetividade, de trocas afetivas com outras pessoas, onde ela manifesta amor aos seus filhos. Esse é um outro lado de Carolina Maria de Jesus que a gente precisa dar um pouco mais de atenção, tirá-la da condição só da pobreza e da miséria", completa.
Veja a reportagem:
Assista ao Estação Livre na íntegra:
Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.
REDES SOCIAIS