Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A escritora Carolina Maria de Jesus foi o tema principal do Estação Livre desta sexta (10). Para falar sobre a obra e o legado da autora de 'Quarto de Despejo', a apresentadora Cris Guterres recebeu Tom Farias, escritor e jornalista, Elisa Lucinda, escritora e atriz e Eliana Alves Cruz, escritora e jornalista.

Em reportagem especial, o programa  abordou uma recente polêmica envolvendo a nova edição de 'Quarto de Despejo' e a preservação do texto original da autora, sem correções ortográficas. 

"Acho que teria que ser feito um estudo bastante rigoroso da obra da Carolina. Já estão fazendo isso, para saber o que é 'pretoguês' e o que é apenas um desvio da norma padrão da língua", defendeu Dirce Waltrick do Amarante, escritora e professora. 

"O problema não é o texto da Carolina; o problema é a incapacidade da sociedade compreender a gama de estilos que mora na nossa língua. [...] Quando a gente simplifica a questão dizendo 'ela escreve errado', [...] quase sempre a gente perde uma coisa muito importante, que são as estilísticas ancestrais negras que estão no texto dela", afirmou o escritor Allan da Rosa.

Leia também: Conceição Evaristo comenta preservação do texto original em 'Quarto de Despejo'

Para os entrevistados, é importante manter o texto da escritora em sua forma original.  "Eu acho que a Carolina leva para a página marcas de uma linguagem oral", argumenta Dirce. "Operar na sintaxe eu creio que amortece, anestesia, resseca a potência do estilo da Carolina", complementa Allan. 

O tema também foi abordado no Roda Viva da última segunda-feira, que recebeu a escritora Conceição Evaristo, coordenadora da nova edição da obra. 

“Em termos do Conselho, todas nós já tínhamos esse pensamento elaborado sobre a não intervenção no texto de Carolina, tanto do ponto de vista da ortografia, da gramática e do conteúdo. Uma corrente defende a correção, outra corrente acha que o texto de Carolina tem que fluir, eu vejo várias maneiras de ler Carolina, o conselho propõe um jeito de ler Carolina, que é uma maneira nova, por isso causa certo incômodo. Carolina é múltipla e pode ser lida de várias formas", afirmou Conceição. 

Veja a reportagem:


Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.