Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Dois dos mais importantes diretores e roteiristas da televisão e do cinema no Brasil, Guel Arraes e Jorge Furtado foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (20).

A cineasta Sabrina Fidalgo perguntou para os dois sobre a importância de ter roteirista negros e mulheres no audiovisual brasileiro. Arraes e Furtado ressaltaram o quanto é importante ter essa diversidade nas produções.

“No primeiro ano do Mister Brown [programa com Lázaro Ramos e Tais Araújo] não tinha roteiristas negros. Tinham os atores, claro, mas no roteiro não. E quando me falaram que iam ter mais temporadas, eu disse que iríamos precisar de roteiristas negros. Porque eu posso sentar aqui em Porto Alegre e inventar dramaturgias. Mas tem coisas que não sei inventar ou imaginar”, disse Furtado.

Para exemplificar seu ponto de vista, ele contou, de forma emocionada, duas histórias que ouviu de pessoas negras. A primeira foi sobre uma menina que aprendeu que não podia andar com as mãos nos bolsos no supermercado. Outra história foi de um rapaz que andava de moto e ouvia o som das travas das portas no trânsito.

Leia também: “Lula e Bolsonaro têm capacidade de comunicação popular muito forte”, analisa Jorge Furtado

Após a resposta de Furtado, Arraes destacou a importância da política de cotas de universidades no Brasil. Segundo ele, foi neste momento que se pensou incluir pessoas negras na produção, não apenas na retratação.

"A preocupação de incluir profissionais negros, por incrível que pareça, acho que começou mais forte a consciência da necessidade disso com a questão das cotas nas universidades. [...] Foi uma coisa tão importante porque se propagou por outras áreas", disse Arraes. 

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Marina Person, apresentadora, cineasta e atriz; Ale Santos, escritor afrofuturista e podcaster no Infiltrados no Cast; Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue Brasil; Maria Fortuna, repórter de cultura do Jornal O Globo; Dirceu Alves Jr, jornalista e crítico de teatro.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.